O Projeto de Vida e Educomunicação Digital 2025 vai atender este ano 70 estudantes, sendo 35 da Escola Anfrísia Santiago, em Dias d’Ávila, e 35 da Escola Edgard Santos, em Camaçari. Promovido pelas empresas do Polo Industrial de Camaçari, por meio do pelo Cofic, em parceria com as secretarias de Educação dos dois municípios vizinhos, o projeto visa contribuir para o fortalecimento das identidades juvenis e para um maior conhecimento dos adolescentes sobre como construir seus projetos pessoais, sobre a importância do mundo do trabalho e como atuar no ambiente digital. A coordenação é da Cipó Comunicação Interativa, que vai realizar oficinas formativas com os estudantes até o mês de novembro.
As oficinas formativas, que acontecem presencialmente a cada 15 dias, terão o seu ponto alto com uma ação de culminância virtual, com apresentação das peças de comunicação virtuais criadas pelos estudantes na área de fotografia e rede social. Como parte do projeto, a Cipó também vai realizar, este ano, o 2º Webinário sobre o Uso de Celulares no Ambiente Escolar para os professores das duas escolas.
“A expectativa da Cipó é poder consolidar essa experiência dentro da escola Anfrísia Santiago sobre produção de conteúdo dos adolescentes, perpassando pelos projetos de vida, fortalecendo a identidade, a relação com a escola, com a comunidade, com a família e com o mundo do trabalho. Em Camaçari, a gestora informa que “vamos estar trabalhando com uma escola nova, a Escola Edgard Santos, que tem se mostrado muito diferenciada na mobilização com os adolescentes”.
USO DE CELULARES NO AMBIENTE ESCOLAR
Além de realizar o 2º Webinário sobre o Uso de Celulares no Ambiente Escolar para professores das duas escolas participantes do Projeto de Vida e Educomunicação Digital 2025, a Cipó foi convidada pelo Cofic para atender uma demanda da Secretaria de Educação de Dias d’Ávila para fazer algumas ações formativas para os professores da rede municipal. A primeira formação, no final de maio, foi focada na Lei 15.100, aprovada em janeiro de 2025, que trata do uso do celular no ambiente escolar. A segunda formação deverá acontecer no final de agosto e será sobre Educação Antirracista.