Utilizamos cookies para otimizar e facilitar a sua experiência de navegação neste “site”. Ao ter acesso aos conteúdos do nosso Portal, você está concordando com a nossa política de cookies e privacidade. Leia Mais.

Defesa Civil coordena simulado de emergência em Dias d’Ávila

Um exercício simulado envolvendo os moradores do bairro da Concórdia, localizado no entorno do Polo Industrial de Camaçari, em Dias d´Ávila, será realizado nesta quarta-feira, dia 4 de novembro, das 9h30 às 10h30. O objetivo é preparar a comunidade para agir com segurança em uma eventual situação de emergência “nível 4” no Polo que requeira a evasão de moradores de uma suposta área de risco para um local seguro.

O treinamento integra os procedimentos preventivos do Plano de Emergência da Comunidade (PEC) e será coordenado pela Defesa Civil do município, com o apoio do Núcleo de Defesa Comunitária – Nudec, das secretarias de Educação, Saúde, Transportes, Meio Ambiente, Polícia Militar, do Comitê de Fomento Industrial de Camaçari – Cofic, empresas do Polo, dentre outros parceiros

O simulado foi precedido de reuniões preparatórias realizadas com a Prefeitura de Dias d´Ávila, várias secretarias, polícia militar, órgãos responsáveis pelo ordenamento de trânsito, moradores da Concórdia, líderes comunitários e membros do Nudec, entre outros atores. Participam também do treinamento os professores e os cerca de 300 alunos da escola pública de ensino médio Laura Folly, situada no bairro. Os encontros com a comunidade foram coordenados pela Defesa Civil do município, contando com o suporte técnico do Cofic. 

‘Não se trata de uma situação real. Queremos apenas educar”, observa Paulo Ribeiro, especialista em Segurança e consultor do Cofic, dizendo que a realização de simulados  regulares com a comunidade teve início em 2014, após a revisão do PEC. “Atuamos num crescente. Agora envolveremos as escolas e, progressivamente, queremos atingir a todos os bairros que integram o PEC, no entorno do Polo”.

Segundo Ribeiro, “o objetivo do treinamento é preparar a Defesa Civil e os voluntários do Nudec para ações relacionadas com o PEC e conscientizar a comunidade para a importância de seguir as orientações de ambos em uma eventual situação de emergência nível 4 no Polo (com risco de vazamento de produto químico perigoso, por exemplo). Em cenários como este, a Defesa Civil é informada através de sistema de rádio VHF, para que proceda à evasão das pessoas que estiverem em áreas consideradas vulneráveis, com o apoio do Nudec, de forma orientada e segura, como previsto nos procedimentos do PEC”.

ATUALIZAÇÃO DO PEC

Atualizado recentemente em seus procedimentos, com a participação da Defesa Civil de Camaçari e Dias d´Ávila e também do Nudec, o PEC define estratégias e ações operacionais para uma atuação coordenada da Defesa Civil no processo de evasão das comunidades, em casos de acionamento do Plano de Emergência da Comunidade. 

O PEC tem como meta uma integração cada vez mais forte com a Defesa Civil de Camaçari e Dias d´Ávila, que deve atuar sempre em articulação com outras instituições importantes, entre as quais diversas secretarias municipais, Polícia Militar e Corpo de Bombeiros.

O primeiro simulado na comunidade em Dias d’Ávila ocorreu em novembro do ano passado no bairro Bosque 3. Este ano, depois do treinamento no município, haverá o mesmo tipo de simulado em Camaçari, mobilizando os moradores do bairro do Parque Florestal no dia 18 de novembro, sob a coordenação da Defesa Civil de Camaçari, também com o suporte do Cofic.

 “Os simulados na comunidade previstos constituem passos fundamentais para o alinhamento do PEC com a Defesa Civil, que se apropriará do diagnóstico prévio de cada bairro e do planejamento para evasão. Através dos simulados, são testados instrumentos de comunicação e também os procedimentos práticos de atuação da Defesa Civil dos dois municípios, dos voluntários do Nudec e demais parceiros envolvidos. Esses treinamentos são de grande importância para o aprimoramento do PEC e da atuação da Defesa Civil dos dois municípios”, afirma o especialista em Segurança, Paulo Ribeiro.

“O objetivo é testar o desempenho do Nudec e demais do atores do PEC numa situação emergencial. A Defesa Civil tem o papel de coordenar no ordenamento e orientação das pessoas num momento de emergência, solicitando os bloqueios necessários, convocar as secretarias municipais, o Samu (no caso de vítimas) e tomar outras providências necessárias, agindo como facilitadora nesse processo”, observa o coordenador de Defesa Civil de Dias d’Avila, Carlos Borges.

NUDEC

O Núcleo de Defesa Comunitária – Nudec é formado por 50 voluntários residentes nos 22 bairros próximos do Polo em Camaçari e Dias d´Ávila, que integram o PEC. Anualmente, eles participam de cursos, palestras e treinamentos, que visam facilitar a sua atuação dando suporte à Defesa Civil, no processo de orientação dos moradores durante o processo de evasão.

Assessoria de Imprensa

Companhia de Comunicação

Tels: 3247-5851/8892-1119 (Antonio Moreno)

Assessoria Superintendência de Comunicação do Cofic
Tel.: 3634-3404 (Erico Oliveira)

SSa. 03.11.2015

COFIC DIGITAL - EMPRESAS PATROCINADORAS
PROGRAMAS COFIC
Rodovia BA 512, KM 1,5 - Polo Industrial de Camaçari - Camaçari - BA - CEP: 42816-440