Com o propósito de incentivar e qualificar mulheres a empreender e gerar renda, o projeto Empreendedoras Braskem vem fazendo a diferença na vida de 47 moradoras de Camaçari. Depois de quatro meses de capacitação, elas receberam a certificação em cerimônia no mês de novembro, na Casa do Trabalho, e agora estão investindo nos seus negócios. Promovido pela Braskem e ministrado pela Junior Achievement Bahia, com apoio da Prefeitura de Camaçari por meio da Secretaria de Desenvolvimento Econômico (Sedec), o projeto também premiou os três negócios que mais se destacaram durante o curso.
“Eu tinha todos os cursos que você possa imaginar, um produto excelente nas mãos e não conseguia atingir o público. Então, surgiu o Empreendedoras Braskem e tudo mudou: nosso faturamento quase que quadruplicou, tivemos o crescimento de 200 seguidores em pouco mais de um mês nas redes sociais e nosso posicionamento melhorou. O projeto mudou minha vida”, afirmou a microempresária Graziela Fraga Jorge, proprietária da Magic Jump, empresa de locação de brinquedos infláveis.
A capacitação das mulheres incluiu aulas sobre empreendedorismo e livre iniciativa, além de desenvolvimento de competências nas áreas de Recursos Humanos, Finanças, Produção, Marketing e Vendas. Ao todo, foram 60 horas de aprendizagem em 20 encontros semanais. Durante as aulas práticas, as participantes puderam aprimorar seus próprios produtos, elaborando relatórios e calculando lucro, passando por toda a experiência de ter um empreendimento na prática.
As participantes contaram com mentoria e apoio técnico para que pudessem desenvolver seus próprios negócios, gerar renda e ampliar suas perspectivas de futuro. “Para nós, cada resultado alcançado reforça a importância de promover inclusão, autonomia e oportunidades reais de desenvolvimento. É muito inspirador acompanhar as histórias de superação e conquista que nascem a partir do projeto”, destacou Magnólia Borges, gerente de Relações Institucionais da Braskem na Bahia.
Na cerimônia de certificação, a secretária de Desenvolvimento Econômico de Camaçari (Sedec), Adriana Marcele, ressaltou: “O conhecimento é algo que ninguém tira da gente. Vocês agora já têm o conhecimento e eu espero que vocês consigam colocá-lo em prática e que tenham sucesso nos negócios”.
Elas estão apostando no sucesso. “Depois do Projeto Empreendedoras, eu virei empresária de fato. O curso me deu segurança no que estou fazendo e me tirou a preocupação do que vai ser amanhã. Eu sei que o amanhã vai ser próspero, porque estou preparada e sou capaz”, afirmou Adriana Maturino dos Santos, proprietária da empresa de buffet Maturino’s Gourmet. Ela conta que trabalhou muitos anos em uma empresa e, após ser demitida, “me capacitei na produção de salgados, comida japonesa e outros. Montei este negócio de buffet, mas seguia fazendo outros serviços, até que o curso me mostrou que não quero ser mais CLT. Com o projeto, aprendi muito sobre gestão financeira, como fazer a precificação de meu produto, a utilizar a I.A. como auxílio para montar orçamentos”.
Premiação
Durante a formatura, as 10 participantes que mais se destacaram apresentaram seus negócios. A comissão julgadora escolheu as três melhores: Hana da Silva, da Suspirada Suspiraria, foi a campeã; Isabela dos Santos, do atelier Bela Crochê, ficou em segundo lugar; e Eliana Magalhães, do salão Dona Florinda, em terceiro. Todas receberam premiação em dinheiro como forma de reconhecer o esforço e estimular a continuidade dos projetos.
Vale registrar que o projeto Empreendedoras Braskem foi implementado na Bahia em 2024, quando teve duas edições e o total de 91 mulheres capacitadas nos municípios de Simões Filho e Camaçari.