Utilizamos cookies para otimizar e facilitar a sua experiência de navegação neste “site”. Ao ter acesso aos conteúdos do nosso Portal, você está concordando com a nossa política de cookies e privacidade. Leia Mais.

Birla Carbon e Braskem recebem estudantes nas unidades do Polo

As empresas do Polo Industrial de Camaçari mantêm uma agenda constante de aproximação com estudantes, abrindo espaço para que jovens de escolas públicas, cursos técnicos e universidades conheçam de perto o dia a dia da indústria. A Birla Carbon marcou presença na Semana de Engenharia Química da Universidade Federal da Bahia e, pelo programa Portas Abertas, também recebeu os universitários em sua planta. Já a Braskem recebeu, este mês, estudantes de Ciências Contábeis da Universidade Estadual da Bahia em sua unidade Q1, dentro do programa Formando Laços.

“É uma experiência incrível compartilhar a contribuição da Birla Carbon e nossas trajetórias profissionais. Essa interação é fundamental para complementar o grau dos estudantes”, afirma Natália Shu, analista de Recursos Humanos da Birla Carbon Brasil, ressaltando que esses programas com os estudantes reforçam o compromisso da Birla Carbon em fortalecer o relacionamento com as comunidades locais, promovendo a integração entre a empresa e as universidades.

A Birla Carbon recepcionou os estudantes com a apresentação sobre o seu produto, negro de fumo, e sua importância para a indústria, e também com palestra dos seus profissionais. Renato Correa, coordenador de Produção, compartilhou suas visões sobre o futuro, destacando que “a expectativa é continuarmos a ser inovadores, capazes de desenvolver novas técnicas e criar alternativas para otimizar o processo produtivo, tornando-o cada vez mais viável e sustentável. O conhecimento teórico é essencial, mas vivenciá-lo na prática é o que consolida uma escolha profissional”.

A Braskem, por sua vez, organizou um time de profissionais dos setores Industrial, de Relações Institucionais, Performance e Planejamento para receber os alunos de Ciências Contábeis da Universidade Estadual da Bahia. Os estudantes conheceram as rotinas de análise financeira da produção, balanço contábil e apontamentos de produção, definição de custo fixo e variável, processo de fechamento e alocação de custos, além de percorrer as instalações da unidade, como a sala de controle da Central de Matérias-primas, entender os procedimentos operacionais e observar as práticas de segurança que são referência na indústria química.

“A visita atende perfeitamente, não somente aos anseios do nosso conteúdo programático, a ementa da disciplina em conhecer uma indústria na perspectiva de processos, mas também estudar outros temas como questão de custos, organização industrial e, para além disso tudo, eles que são estudantes de ciências contábeis, despertar também neles o interesse de atuar na indústria”, ressalta Isa Angélica Carvalho da Silva, professora de Economia e Planejamento da Universidade do Estado da Bahia.

PROGRAMAS COFIC
Rodovia BA 512, KM 1,5 - Polo Industrial de Camaçari - Camaçari - BA - CEP: 42816-440