Por sua valiosa contribuição ao desenvolvimento das indústrias química e petroquímica na Bahia, o executivo Roberto Fiamenghi foi homenageado pela Federação das Indústrias do Estado da Bahia (Fieb). A homenagem, realizada em 18 de dezembro durante reunião da diretoria na sede da Fieb, destacou sua liderança à frente do Sindicato das Indústrias de Produtos Químicos para Fins Industriais, de Petroquímica e de Resinas Sintéticas (Sinpeq) e sua atuação estratégica para o crescimento do setor. Fiamenghi ingressou na Unigel em 1971 e permaneceu na empresa até o ano passado, tendo exercido a última função de diretor de Relações Governamentais.
“Roberto Fiamenghi tem uma história dentro da Fieb e atuou ativamente para o desenvolvimento da indústria da Bahia. Contribuiu, não só do ponto de vista da gestão empresarial, mas também através do Sinpeq, do Cofic e aqui da Fieb, com uma participação efetiva em defesa da indústria química e petroquímica baiana e do Polo Industrial de Camaçari, o principal polo industrial da Bahia”, afirma Carlos Henrique Passos, presidente da Federação das Indústrias do Estado da Bahia.
Fiamenghi construiu sua carreira profissional atuando por 54 anos na Unigel. Ele ingressou na empresa em 1971, como encarregado geral, na Proquigel em São Bernardo do Campo (SP). Depois mudou-se para a Bahia em 1978, justamente quando o Polo de Camaçari iniciava suas operações, e permaneceu na empresa até o ano passado, tendo exercido a última função de diretor de Relações Governamentais.
Nos 47 anos de Bahia, Fiamenghi se destacou pela sua atuação para o crescimento e desenvolvimento da indústria química e petroquímica no Estado, principalmente na liderança de ações e articulações à frente da Federação das Indústrias do Estado da Bahia (Fieb), do Comitê de Fomento Industrial de Camaçari (Cofic) e do Sindicato das Indústrias de Produtos Químicos para Fins Industriais, Petroquímicas e Resinas Sintéticas de Camaçari, Candeias e Dias d'Ávila (Sinpeq), entidades que também o homenagearam na oportunidade, representados pelo presidente Carlos Alfano.
Vale destacar que a homenagem da Fieb foi dedicada a três presidentes que deixaram recentemente a liderança de sindicatos filiados à instituição: Roberto Fiamenghi (Sinpeq), Hari Hartmann (Sindvest BA) e Alexandre Landim (Sinduscom) em um reconhecimento às suas trajetórias, contribuições e ao legado deixado para a indústria baiana.