Utilizamos cookies para otimizar e facilitar a sua experiência de navegação neste “site”. Ao ter acesso aos conteúdos do nosso Portal, você está concordando com a nossa política de cookies e privacidade. Leia Mais.

Fieb instala Comitê das Cadeias Química e Petroquímica para fortalecer o setor

Com o objetivo de fortalecer a competitividade de um dos setores mais estratégicos da economia baiana e nacional, a Federação das Indústrias do Estado da Bahia (Fieb) acaba de instalar o Comitê das Cadeias Química e Petroquímica (CCQP). Presidido por Carlos Alfano, diretor industrial da Braskem e presidente do Cofic, o novo colegiado reúne lideranças do setor para discutir temas estratégicos e formular propostas direcionadas ao crescimento sustentável da cadeia produtiva. Segundo a Associação Brasileira da Indústria Química (Abiquim), a Bahia é a principal produtora petroquímica do país, sendo responsável por 35% da produção nacional.

“O trabalho do comitê será de extrema importância no debate de soluções na busca de matéria-prima competitiva, sustentabilidade e transição energética, além de políticas públicas. Temos o maior complexo industrial integrado do Hemisfério Sul. Precisamos buscar soluções para recuperar a competitividade do setor e voltar a adensar a cadeia produtiva baiana, não apenas atraindo novas indústrias, mas assegurando a preservação das empresas já existentes no estado”, afirma Carlos Alfano, presidente do CCQP.

O novo comitê terá a função de assessorar a presidência da Fieb na formulação de posicionamentos técnicos e no acompanhamento de pautas que impactam diretamente o segmento. "O Comitê representa um dos setores mais importantes da indústria baiana, que tem muitos pontos que podem ser tratados de forma transversal, pois interessam a todas as empresas da cadeia. Nossa expectativa é que ele possa fortalecer o setor", afirmou Carlos Henrique Passos, presidente da Fieb durante o evento de instalação do CCQP, no último dia 5 de agosto.

A proposta também busca ampliar o diálogo entre empresas, entidades representativas e o poder público para a construção de medidas voltadas ao fortalecimento da atividade industrial, à atração de investimentos e ao desenvolvimento do setor. A vice-presidência ficará a cargo do presidente-executivo da Associação Brasileira da Indústria Química (Abiquim), André Passos Cordeiro, que ressalta: "Competitividade industrial se constrói com diálogo permanente, visão de longo prazo e convergência entre setor produtivo e poder público. A criação deste Comitê representa uma oportunidade importante para transformar desafios em propostas concretas para fortalecer a indústria química e petroquímica na Bahia e no Brasil. A Abiquim tem grande satisfação em participar dessa iniciativa e contribuir tecnicamente para a construção dessa agenda".

Integram o Comitê das Cadeias Química e Petroquímica (CCQP) a Associação Brasileira da Indústria Química (Abiquim); o Comitê de Fomento Industrial de Camaçari (Cofic); o Sindicato das Indústrias de Produtos Químicos Para Fins Industriais, Petroquímicas e de Resinas Sintéticas de Camaçari, Candeias e Dias D´Ávila (Sinpeq); e o Sindicato das Indústrias de Produtos Químicos Para Fins Industriais e de Produtos Farmacêuticos do Estado da Bahia (Quimbahia). Também participam as empresas Acelen, Bahiagás, Basf, Braskem, Cetrel, Copenor, Dow, Elekeiroz, Moeve, Petrobras, Proquigel/Unigel, Tronox, Unipar e Inoquímica.

PROGRAMAS COFIC
Rodovia BA 512, KM 1,5 - Polo Industrial de Camaçari - Camaçari - BA - CEP: 42816-440