Utilizamos cookies para otimizar e facilitar a sua experiência de navegação neste “site”. Ao ter acesso aos conteúdos do nosso Portal, você está concordando com a nossa política de cookies e privacidade. Leia Mais.

Empresas do Polo estão entre as melhores para trabalhar

As empresas do Polo de Camaçari vêm cada vez mais investindo na gestão de pessoas como diferencial para seus negócios. O resultado é o aumento da satisfação dos trabalhadores e premiações, como a do Guia Você S/A - As 150 Melhores Empresas para Trabalhar de 2019 - para a Kordsa, Tronox, Basf, Dow, Tigre e Continental. A pesquisa, realizada em parceria com a Fundação Instituto de Administração da USP, teve a participação de 500 empresas, envolvendo 250 mil empregados. 

“O prêmio mais esperado, o de Empresa do Ano, foi para a Kordsa, multinacional turca com sede no Polo de Camaçari, que produz filamentos para pneus. A empresa foi a líder no setor de Indústrias Diversas”, segundo anunciou a revista Exame. Ao receber a premiação, o diretor presidente, João Augusto Teixeira dos Santos, agradeceu “às 400 pessoas que estão celebrando em Camaçari. Essa é uma trajetória de oito anos que a gente vem lutando para conseguir mudar e a gente agradece muito às pessoas da Kordsa que ajudaram a fazer a mudança”.

Os reinforces, como são chamados os trabalhadores na empresa, celebraram a premiação nos dias 20 e 21 de novembro. O diretor de RH&TI, Luiz França, conta que a mudança na Kordsa começou em 2010, com reestruturação e reposicionamento diante dos empregados e mercado. “O modelo de gestão tradicional foi deixado de lado e, em seu lugar, foi criado uma nova cultura de gestão, na qual o ser humano assume o papel de mudança, força e inspiração”.

França ressalta que “o novo modelo de gestão humanizada preconiza a confiança e um ambiente de trabalho em que os reinforcerssão protagonistas de melhorias contínuas. Ao aproximar mais as pessoas, reforçando uma gestão amiga e uma comunicação transparente, foi possível promover um processo organizacional mais engajado e acolhedor, mostrando que é possível ser feliz no trabalho. Acreditar nas pessoas, ajudá-las em sua evolução, cuidar delas, valorizar e compartilhar suas ideias. Essa é a nossa atual cultura, mais que isso: é o nosso DNA organizacional, que segue impulsionando os excelentes resultados da nossa empresa”.

A aposta nas pessoas também é o diferencial da Tronox, Basf e Dow, que se posicionam entre as 10 melhores do setor Químico e Petroquímico. O destaque da Tronox este ano foram os empregados que voluntariamente inscreveram a empresa na pesquisa. Segundo o diretor administrativo da Tronox no Brasil, Paulo Dantas, "a sustentabilidade implica também em termos utilidade para as partes interessadas do nosso negócio, o que obviamente inclui os empregados. A empresa procura oferecer a todos um ambiente de trabalho confortável, motivador e seguro".  

A Continental de Camaçari foi destaque no setor Indústria Automotiva pelo quinto ano consecutivo. Para a gerente de Relações Humanas, Patrícia Guerreiro, as premiações “reforçam o trabalho consistente, com foco em excelência”, ressaltando como diferencial o fato de os funcionários “entenderem a estratégia, o que aumenta muito o senso de pertencimento e de orgulho”.

COFIC DIGITAL - EMPRESAS PATROCINADORAS
PROGRAMAS COFIC
Rodovia BA 512, KM 1,5 - Polo Industrial de Camaçari - Camaçari - BA - CEP: 42816-440