Empresas do Polo estão entre as melhores para trabalhar

As empresas do Polo de Camaçari vêm cada vez mais investindo na gestão de pessoas como diferencial para seus negócios. O resultado é o aumento da satisfação dos trabalhadores e premiações, como a do Guia Você S/A - As 150 Melhores Empresas para Trabalhar de 2019 - para a Kordsa, Tronox, Basf, Dow, Tigre e Continental. A pesquisa, realizada em parceria com a Fundação Instituto de Administração da USP, teve a participação de 500 empresas, envolvendo 250 mil empregados. 

“O prêmio mais esperado, o de Empresa do Ano, foi para a Kordsa, multinacional turca com sede no Polo de Camaçari, que produz filamentos para pneus. A empresa foi a líder no setor de Indústrias Diversas”, segundo anunciou a revista Exame. Ao receber a premiação, o diretor presidente, João Augusto Teixeira dos Santos, agradeceu “às 400 pessoas que estão celebrando em Camaçari. Essa é uma trajetória de oito anos que a gente vem lutando para conseguir mudar e a gente agradece muito às pessoas da Kordsa que ajudaram a fazer a mudança”.

Os reinforces, como são chamados os trabalhadores na empresa, celebraram a premiação nos dias 20 e 21 de novembro. O diretor de RH&TI, Luiz França, conta que a mudança na Kordsa começou em 2010, com reestruturação e reposicionamento diante dos empregados e mercado. “O modelo de gestão tradicional foi deixado de lado e, em seu lugar, foi criado uma nova cultura de gestão, na qual o ser humano assume o papel de mudança, força e inspiração”.

França ressalta que “o novo modelo de gestão humanizada preconiza a confiança e um ambiente de trabalho em que os reinforcerssão protagonistas de melhorias contínuas. Ao aproximar mais as pessoas, reforçando uma gestão amiga e uma comunicação transparente, foi possível promover um processo organizacional mais engajado e acolhedor, mostrando que é possível ser feliz no trabalho. Acreditar nas pessoas, ajudá-las em sua evolução, cuidar delas, valorizar e compartilhar suas ideias. Essa é a nossa atual cultura, mais que isso: é o nosso DNA organizacional, que segue impulsionando os excelentes resultados da nossa empresa”.

A aposta nas pessoas também é o diferencial da Tronox, Basf e Dow, que se posicionam entre as 10 melhores do setor Químico e Petroquímico. O destaque da Tronox este ano foram os empregados que voluntariamente inscreveram a empresa na pesquisa. Segundo o diretor administrativo da Tronox no Brasil, Paulo Dantas, "a sustentabilidade implica também em termos utilidade para as partes interessadas do nosso negócio, o que obviamente inclui os empregados. A empresa procura oferecer a todos um ambiente de trabalho confortável, motivador e seguro".  

A Continental de Camaçari foi destaque no setor Indústria Automotiva pelo quinto ano consecutivo. Para a gerente de Relações Humanas, Patrícia Guerreiro, as premiações “reforçam o trabalho consistente, com foco em excelência”, ressaltando como diferencial o fato de os funcionários “entenderem a estratégia, o que aumenta muito o senso de pertencimento e de orgulho”.

COFIC DIGITAL - EMPRESAS PATROCINADORAS
PROGRAMAS COFIC
Rod. BA 512, Km 1,5 - Fazenda Olhos D'Água - Camaçari-BA. - Cep. 42810-440