Saúde e educação são prioridades das ações sociais da Ford

A Ford inicia 2020 com um balanço positivo de seu Programa de Responsabilidade Social, que atende as comunidades na região onde a fábrica está instalada. Um dos exemplos, o projeto Odontomóvel, que oferece atendimento odontológico gratuito, já atendeu a mais de 18 mil crianças na Bahia. O Programa Ford de Educação para Jovens, por sua vez, capacitou 350 jovens de escolas públicas de Camaçari para o mercado de trabalho. 

Esses e outros projetos são realizadas com foco no desenvolvimento sustentável e na redução das desigualdades, com o intuito de construir um mundo melhor. Muitos deles contam com o suporte do Ford Motor Company Fund (braço filantrópico da empresa), além de parcerias com o Sesi e Senai, e o apoio das secretarias de educação do estado e do município. 

Os programas da Ford têm como foco às áreas de Educação e Saúde. O projeto Odontomóvel está presente em Camaçari desde 2011, com atendimento odontológico gratuito e serviços como aplicação de flúor, escovação, distribuição de kits de higiene e atividades educativas para crianças de 2 a 15 anos, em escolas e creches. Em todo o estado, a unidade já atendeu mais de 18 mil crianças e promoveu cerca de 92 mil procedimentos clínicos.

O Programa Ford de Educação para Jovens capacita estudantes de escolas públicas de Camaçari, entre 17 e 21 anos, para o mercado de trabalho. Os jovens recebem formação técnica e profissional, como auxiliar administrativo, auxiliar de mecânico automotivo e logística. Desde 2016, 350 estudantes já participaram do programa. Entre eles está Raiane Santos, de 20 anos. Após se formar, ela atuou como aprendiz na Ford e continua na empresa, agora como estagiária na área de Desenvolvimento de Produto.

Entre as iniciativas sociais está também a tradicional campanha “Adote uma Criança”, uma ação voluntária realizada próxima ao Natal, quando os empregados “adotam” alunos das creches e orfanatos locais, doando um kit com roupa, sapato e brinquedo novos para crianças com idade entre 0 e 12 anos. “Esse é um trabalho voluntário de amor ao próximo”, afirma a gerente de Comunicação e Responsabilidade Social da Ford, Roberta Madke. Este ano foram contempladas 10 instituições de Camaçari, Dias d’Ávila, Simões Filho e Lauro de Freitas, totalizando 860 alunos. Desde 2002, quando começou, a iniciativa já atendeu a mais de 15 mil crianças.

POLO NOTÍCIA - N 225

COFIC DIGITAL - EMPRESAS PATROCINADORAS
PROGRAMAS COFIC
Rod. BA 512, Km 1,5 - Fazenda Olhos D'Água - Camaçari-BA. - Cep. 42810-440