Cofic lança Prêmio Polo SSMA 2020

O Comitê de Fomento Industrial de Camaçari (Cofic) lança mais uma edição do Prêmio Polo de Segurança, Saúde e Meio Ambiente - Prêmio Polo SSMA. Referência na indústria química nacional, a premiação tem como objetivo fomentar a melhoria contínua da gestão de SSMA entre as empresas associadas, por meio de troca de experiências e de rigorosa auditoria.

“A grande novidade é que a auditoria será feita com base no novo Guia de Auditoria que começa pela Deten na primeira semana de maio e encerra com a Paranapanema na última semana de maio de 2020. Outra novidade é que as empresas premiadas na categoria Ouro também podem ter mais um ano no prazo de licenciamento pelo Inema e não precisam fazer a auto avaliação para o Programa AR da Abiquim”, afirma o superintendente de SSMA do Cofic, Aurinézio Calheira.

A revisão do Guia teve como objetivo principal atualizar itens de legislação e de novas técnicas de prevenção de acidentes, informa Aurinézio Calheira, ressaltando que cerca de 60 auditores e 40 observadores vão auditar as 18 unidades industriais participantes da premiação este ano. Ele lembra que todas as empresas associadas ao Cofic não concorrentes ao Prêmio Polo de SSMA serão auditadas posteriormente, como já vem sendo feito há mais de 20 anos, seguindo deliberação do Conselho de Administração do Cofic.

Para o gerente de Qualidade, Segurança, Saúde e Meio Ambiente da Unigel, Deiviti Lopes Caetano, “o Prêmio Polo contribui para a consolidação de práticas de segurança industrial, disseminando a cultura de prevenção de perdas em todo o complexo. O resultado têm sido indicadores de excelência no Polo de Camaçari comparado com os melhores indicadores da indústria internacional”. Ele diz que o Prêmio Polo de SSMA “oportuniza a Unigel e demais empresas do Polo a revisar e aperfeiçoar seus sistemas de gestão de SSMA. O protocolo de auditoria apresenta as melhores práticas de gestão de SSMA na indústria química/petroquímica, sendo seu resultado traduzido pela melhoria nos indicadores de SSMA ano a ano”.

Para a coordenadora de Saúde, Higiene e Segurança Corporativa da Ultracargo, Andreia Magali Pereira, “o Prêmio Polo SSMA contribui de forma substancial para a redução de perdas na Ultracargo, pois através do Guia conseguimos implantar práticas e padrões reconhecidos mundialmente que nos ajudam a sistematizar ações preventivas. As empresas do Polo sentem-se reconhecidas quando recebem o prêmio, aumentando a motivação por parte das suas lideranças em investir na prevenção e perdas”. Segundo ela, “além da troca de experiências, aprendemos constantemente sobre Gestão de SSMA, já que o Guia é atualizado periodicamente conforme a legislação e melhores prática mundiais”.

Leia mais no link abaixo do  Polo Notícia

POLO NOTÍCIA - N 227

COFIC DIGITAL - EMPRESAS PATROCINADORAS
PROGRAMAS COFIC
Rod. BA 512, Km 1,5 - Fazenda Olhos D'Água - Camaçari-BA. - Cep. 42810-440