A Elekeiroz patrocina este ano projetos socioculturais em Camaçari/BA e em Várzea Paulista/SP, por meio de leis de incentivo fiscal. Um dos projetos em destaque é o Programa Imagens em Movimento, que contempla 270 alunos de escolas públicas. A iniciativa visa levar a cinematografia para os estudantes, com o objetivo de desenvolver novos talentos e aproximar a arte das telas aos jovens. Em Camaçari, o programa chega a quatro escolas: Escola Estadual Gonçalo Muniz, Escola Estadual José Mascarenhas, Centro Territorial de Educação Profissional e Colégio Modelo Luís Eduardo Magalhães.
"Desde o ano passado, desenvolvemos ações em projetos direcionados à infância e à juventude, com foco nas comunidades vizinhas à nossos sites em Camaçari/BA e Várzea Paulista/SP. Os primeiros resultados são muito animadores, o que nos surpreendeu positivamente e reforça que estamos no caminho certo em nosso propósito", afirma Elder Martini, CEO da Elekeiroz, ressaltando que essas ações estão alinhadas com a política de Responsabilidade Social e com os Compromissos ESG (Ambiental, Social e Governança) da empresa.
O Programa Imagens em Movimento disponibiliza equipamentos de filmagem e o curso com aulas de edição, criação de roteiro e truques de cinema que fazem a magia nas produções cinematográficas. Dessa forma, os estudantes podem desenvolver suas criações através de atividades extracurriculares, com aulas teóricas e práticas. Ao final de cada ciclo, o aluno produz um curta ou atividade relacionada ao assunto.
Como exemplo do resultado do programa, a Elekeiroz patrocinou a participação de duas estudantes (uma de cada município) em um festival em Paris, na França: elas foram selecionadas e participaram, no mês de junho deste ano, do Encontro Internacional da Rede “Cinema, Cem Anos de Juventude”. Em Camaçari, dentre os 60 estudantes participantes do programa, foi selecionada Jannielly Santana Borges, 17 anos, do Colégio Estadual José de Freitas Mascarenhas. Seu curta selecionado teve como sinopse a história de uma mãe que escondeu da filha ser paciente terminal, para não vê-la sofrer. Ao descobrir a má notícia, sua filha duvida de seu amor.
Sobre a Elekeiroz
Presente no Polo de Camaçari desde 2002, a Elekeiroz é a única produtora integrada de Oxo-Álcoois (Octanol, Normal Butanol, Iso-Butanol) na América do Sul, atendendo a segmentos como construção civil, tintas e fertilizantes. No site de Várzea Paulista, produz outros intermediários químicos, como Anidridos Ftalico e Maleico, Plastificantes e Ácido Sulfúrico. Atualmente, é controlada pelo fundo de investimento H.I.G. Capital, um dos líderes globais em investimentos de private equity em empresas de médio porte, com escritórios na América Latina, Estados Unidos e Europa.