Quatro empresas do Polo de Camaçari foram reconhecidas com o Selo da Diversidade Étnico-Racial 2022/2023: Bracell, Dow, Kordsa e Oxiteno. Outorgado pela Secretaria Municipal da Reparação (Semur), da Prefeitura de Salvador, a iniciativa é um reconhecimento público das ações de promoção da equidade racial nas políticas de gestão de pessoas das organizações. A premiação atesta que as empresas do Polo estão avançando nas suas políticas de combate ao racismo, inclusão, equidade e valorização da diversidade no ambiente do trabalho e, também, com ações e projetos que contribuem para a transformação social e a inclusão racial nas comunidades vizinhas.
A Dow recebeu o Selo da Diversidade Étnico-Racial pelo sétimo ano consecutivo. “A renovação do Selo é o reconhecimento pelas ações da empresa e principalmente pelos resultados práticos. Hoje temos dois trainees selecionados pelo Potências Negras, um programa exclusivo de seleção para pessoas negras; temos líderes pretos e estamos sempre aperfeiçoando nossos processos seletivos para serem cada vez mais inclusivos”, comemora Osnan Gomes, líder de Diversidade e Inclusão da Dow na Bahia. Ele ressalta que “também temos um olhar para fora da empresa e uma ação de destaque é um projeto de mentoria, em parceria com a Prefeitura de Salvador, para universitários negros”.
Exemplo da atuação da Dow, a engenheira química baiana Maria Coelho foi selecionada no programa de trainee exclusivo para negros em 2021. “Para mim foi uma oportunidade única, pois a Dow sempre foi uma referência no setor. Além da incrível experiência na minha área, recebi incentivo para aperfeiçoar o inglês e já fiz até uma viagem internacional a trabalho. Tive muito acolhimento de todos, desde o RH até a minha área técnica”, conta.
Na Oxiteno, o Selo da Diversidade Étnico-Racial “é extremamente significativo e relevante para nossa empresa, indo de acordo com nossos valores, missão e propósito”, afirma Mateus Nascimento da Silva, engenheiro químico de Processos de Camaçari, ressaltando que “como homem negro, nascido e criado em Salvador fico emocionado com o reconhecimento da nossa companhia frente à diversidade étnico-racial, pois tenho muito orgulho em fazer parte de uma empresa que, de fato, incentiva o colaborador a ser ele mesmo, preza pelo seu desenvolvimento pessoal e profissional, sem distinção de raça e etnia. Muito pelo contrário, a Oxiteno enaltece nossas diferenças e nos impulsiona a sermos pessoas e profissionais cada vez melhores todos os dias”.
A Kordsa possui pilares para ações afirmativas e de inclusão. “No Pilar Raízes temos, como exemplos, palestras de conscientização, incremento de % de contratação de pessoas negras, planejamento estratégico e planos de ação em diversidade e inclusão. Há exatamente 1 ano tive a honra de ser presidente do Pilar Raízes, voltado para o combate ao racismo. Esse ano, por mais uma vez, ganhamos o Selo da Diversidade Étnica Racial, da Prefeitura de Salvador”, afirma Felipe Mateus Nascimento Teixeira, líder de Fiação. Segundo ele, “esse prêmio vai muito além de nos motivar e inspirar outras corporações. Eu sou um homem negro e tive muitas dificuldades em vários campos da minha vida. Infelizmente, sinto na pele a dificuldade de viver em uma sociedade racista. Acredito que temos sempre que seguir e unir nossas forças para mudar essa triste realidade. Fico feliz com o impacto positivo que este tipo de ação traz na vida das pessoas, mas vamos continuar trabalhando para que um dia, no futuro, a necessidade de luta contra o racismo não exista mais. Ter a Kordsa e meus colegas nessa comigo é muito gratificante”.
Mais do que um reconhecimento, o Selo da Diversidade Étnico-Racial representa um compromisso público. “Esse Selo, gosto de reforçar sempre, não é um prêmio. Ele representa o compromisso das corporações com a luta, que deve ser de todos e todas”, afirma a professora Ivete Alves do Sacramento, secretária da Reparação da Prefeitura de Salvador, explicando que “ao receber o selo, as corporações assumem o compromisso de promover ações de combate ao racismo, inclusão da juventude negra no mercado de trabalho, apoio a programas de primeiro emprego e formação de colaboradores para combater a discriminação racial, além de ações no ambiente de trabalho voltadas para a comunidade, parceiros e fornecedores”.