A última área verde existente no município de Madre de Deus vai ser preservada e destinada para uso pela comunidade. A Acelen, proprietária do terreno, iniciou os estudos para encontrar a melhor utilidade socioambiental para a área de 290.000 m², onde está localizada a antiga Fábrica de Asfalto (FASF). Para desenvolver o projeto, selecionou e contratou a empresa Temis/Nemus, globalmente reconhecida por trabalhos voltados ao meio ambiente e à sustentabilidade, com foco, inclusive, em biodiversidade e eficiência hídrica.
“Possibilitar que a última reserva verde existente em Madre de Deus seja transformada em uma área de uso socioambiental pela comunidade está totalmente em linha com a nossa agenda ESG, tema com o qual estamos fortemente comprometidos”, afirmou Alexandre Ferreira, diretor de Saúde, Segurança e Meio Ambiente (SSMA) da Acelen.
Os representantes da Acelen e técnicos da empresa contratada já se reuniram com o prefeito de Madre de Deus, Dailton Filho, e com o secretário de Meio Ambiente do município, André Ferraro, para discutir o projeto.
Para o prefeito de Madre de Deus, Dailton Filho, o estudo é uma prova de que nas questões ambientais o melhor caminho é o diálogo “para se ter um resultado efetivo para o povo de Madre de Deus”. E completou: “Só vamos tornar as políticas ambientais efetivas se houver diálogo entre as partes e, com apenas um ano de existência, a Acelen mostra que é uma empresa com preocupações ambientais, proativa no sentido de colaborar com o novo momento que a região vive, de que a produção pode ser aliada do meio ambiente”.
O secretário de Meio Ambiente do município, André Ferraro, destacou o compromisso da Acelen com a política de ESG. “É um projeto que engloba tanto a parte ambiental, de governança e social. Tem a alma e a cara de políticas de ESG modernas e inovadoras, e isso é importante em uma empresa que tem apenas um ano de atividade, servindo de modelo e referência para outras que atuam na região e na Bahia”.
Vale destacar que o estudo em curso está incluído no memorando de entendimentos celebrado em agosto do ano passado entre a Acelen e a Prefeitura de Madre de Deus, que já previa a realização de alguns estudos, a fim de mapear e viabilizar iniciativas de desenvolvimento do município, localizado no entorno da Refinaria de Mataripe. A previsão é que os estudos sejam concluídos em quatro meses.
De acordo com a empresa, este projeto se une a uma série de ações colocadas em prática pela Acelen desde que assumiu a refinaria, em dezembro de 2021, com o objetivo de contribuir para o desenvolvimento social e econômico da região. O foco é gestão hídrica e redução da emissão de carbono, forte relacionamento com comunidades e ainda robustas práticas de governança corporativa.