A Oxiteno, líder na produção de tensoativos e especialidades químicas nas Américas e que tem sustentabilidade como elemento central de sua estratégia, anuncia o grande vencedor do 1º Desafio de Inovação Social e Empreendedorismo da empresa. A solução ganhadora foi criada pela Toca, startup especializada no desenvolvimento de programas e projetos socioambientais. O projeto vencedor tem como foco a formação de até 30 agricultores no município de Camaçari para a implantação de três Sistemas Agroflorestais (SAFs) consorciados com a cultura da mamona.
“Este importante projeto da Oxiteno está alinhado com a estratégia de atuação social da companhia endereçando causas prioritárias em comunidades próximas do entorno de suas operações. A solução da Toca atuará com uma matéria-prima amplamente utilizada pela Oxiteno, fomentando uma produção mais sustentável e beneficiando a comunidade ao seu redor via capacitação teórica e prática, tanto do SAFs quanto da monetização da produção. Além disso, promove o empreendedorismo local, incrementando a renda familiar, permitindo a sustentabilidade financeira do projeto a médio e longo prazo”, explica Túlio Zozolotto, gerente de Gestão de Inovação da Oxiteno.
O projeto da Toca em Camaçari visa assegurar a formação de até 30 agricultores e assistência técnica para a implantação de três Sistemas Agroflorestais (SAFs) consorciados com a cultura da mamona. A capacitação terá como foco técnicas e práticas para uso do solo e manejo agroecológico, considerando fatores como: baixo custo para o pequeno produtor, simplicidade de execução e fácil replicabilidade.
Com um prêmio no valor de R$ 100.000,00, a Toca terá o acompanhamento da Oxiteno por um período de 12 meses para implementação do projeto piloto. “Nós acreditamos na parceria de empresas como a Oxiteno, que investem em responsabilidade social corporativa e na melhoria da qualidade de vida das comunidades no entorno das suas unidades e operações”, afirma Rafael Brasileiro, co-fundador e diretor de Growth na Toca.
Segundo ele, “o projeto piloto inclui uma abordagem inovadora de responsabilidade social corporativa, assistência técnica e implantação de tecnologias sociais em comunidades do município de Camaçari”. Para isso, os pequenos agricultores receberão capacitação em ferramentas digitais e empreendedorismo para uma melhor gestão de seus cultivos e vendas, permitindo maior produtividade e geração de renda.