Utilizamos cookies para otimizar e facilitar a sua experiência de navegação neste “site”. Ao ter acesso aos conteúdos do nosso Portal, você está concordando com a nossa política de cookies e privacidade. Leia Mais.

Elekeiroz aumenta eficiência industrial com equipamento que recicla CO²

Visando aumentar a eficiência na produção de gás de síntese e minimizar as emissões de Gases com Efeito de Estufa (GEE), a Elekeiroz investiu R$29 milhões na instalação de um compressor de reciclo de CO² na planta do Polo Industrial de Camaçari. Com o equipamento, a empresa informa que a corrente de CO² passou a ser utilizada na reação de reforma do gás natural, melhorando a produtividade do gás de síntese e reduzindo em 68% as emissões de GEE.

“Este trabalho é um exemplo de que é possível conciliar o uso consciente dos recursos naturais com a obtenção de vantagens comerciais na cadeia produtiva”, afirma Roberto Ferrer Santiago, técnico de Operação da Planta de Gases em Camaçari, explicando que “no processo original de produção de gás hidrogênio e monóxido de carbono, uma quantidade significativa de CO² era lançada na atmosfera como subproduto da reação. A necessidade de aumentar a proporção de monóxido de carbono na produção alinhada ao compromisso ambiental de reduzir emissões de CO² deu início ao projeto para injetar o CO² como matéria-prima no reformador. O resultado foi a redução da emissão do gás para atmosfera e a redução no consumo de gás natural, principal matéria-prima do processo, levando a um menor custo de produção”.

A Elekeiroz destaca as contribuições dessa modernização para alcançar os Objetivos de Desenvolvimento Sustentável - ODS 12 (Consumo e Produção Responsáveis): “A Planta de Gases da Elekeiroz passou a reaproveitar CO² no processo e reduzir as emissões de GEE, além de aumentar a geração de vapor, maximizando a oferta de energia térmica para os processos e minimizando a demanda por energia da caldeira a partir de combustíveis não renováveis”.

Com 171 empregados em Camaçari, a Elekeiroz é a única indústria na América do Sul a produzir de forma integrada Oxo-Álcoois, que são essenciais para os segmentos de tintas e tratamentos de superfícies, construção civil, agroquímica e mineração, com aplicação também na indústria de cosméticos, vestuário e calçadista. A Planta de Gases, por sua vez, produz hidrogênio e gás de síntese para processos industriais. E a planta DOTP (Dioctil Tereftalato), plastificantes para PVC livre de ftalatos, que dará partida em março deste ano, vai atender a diversas aplicações, tais como mangueiras, fios e cabos, calçados, laminados para calçados, pisos vinílicos, compostos PVC, brinquedos e outros.

PROGRAMAS COFIC
Rodovia BA 512, KM 1,5 - Polo Industrial de Camaçari - Camaçari - BA - CEP: 42816-440