Investir em negócios sustentáveis continua em alta. O alerta é da Cetrel, que aponta a sustentabilidade, o hidrogênio verde e a segurança hídrica entre as tendências para as indústrias neste ano de 2023. “Algumas ferramentas se apresentam como estratégicas para que as empresas alcancem seus objetivos. Uma delas é o ESG (Enviroment, Social and Governance). Cada vez mais presente nas indústrias, o conceito estimula boas práticas ambientais, sociais e de governança”, afirma Eduardo Fontoura, gerente de Relações Institucionais da Cetrel.
A outra é o hidrogênio verde. Eduardo Fontoura diz que “na busca por matrizes energéticas mais sustentáveis, este surge como importante alternativa, visto que, para sua produção, é emitido baixo ou nulo índice de carbono, contribuindo para a diminuição do aquecimento global. Nessa tendência, há também as energias sustentáveis, que são matrizes limpas. O Brasil é destaque, pois o setor energético possui grande participação de fontes renováveis”. Fontoura ressalta que, “neste caminho, as indústrias adotam cada vez mais fontes limpas para suas matrizes energéticas, reconhecendo a importância dos biocombustíveis e estimulando o desenvolvimento de novas tecnologias de baixo carbono”.
A segurança hídrica é outra preocupação, alerta Fontoura, explicando que “isso requer a busca por uma gestão adequada dos recursos hídricos, como é feito pela Cetrel no Polo de Camaçari. Seja qual for o setor, é fácil reconhecer a importância deste recurso essencial para a vida humana e os problemas causados pela escassez”. Ele pontua que, “como grande consumidor de água, o setor industrial busca usá-la de modo eficiente. Para isso, são recorrentes os investimentos em recirculação de água, sistemas inteligentes de captação e reúso de efluentes tratados. As adequações e investimentos feitos visam reduzir o impacto ambiental dos sistemas produtivos, garantindo o devido abastecimento para produção sem comprometer recursos e ecossistemas”. Para ler a análise completa da Cetrel, acesse o artigo de Eduardo Fontoura no site da empresa
Cetrel
Vale registrar que a Cetrel foi implantada junto com o Polo de Camaçari como primeira empresa brasileira voltada para a gestão ambiental integrada e contínua em um complexo industrial de grande porte. A empresa é responsável pelo tratamento e disposição final dos efluentes e resíduos industriais, bem como pelo monitoramento ambiental de todo o Complexo Industrial e sua área de influência.