A Braskem promoveu mais uma formatura do seu Programa de Qualificação Profissional. A iniciativa, realizada em parceria com Senai, capacitou 80 pessoas de Camaçari nos cursos de Pintor Industrial, Montador de Andaimes e Caldeireiro de Manutenção. A cerimônia aconteceu no último dia 21 de julho, na unidade do Senai do município. O objetivo do programa é melhorar a empregabilidade de jovens e adultos que vivem no entorno do Polo de Camaçari, tornando-os mais competitivos para o mercado de trabalho.
“Buscamos sempre honrar nosso compromisso com a responsabilidade social nas comunidades vizinhas às nossas operações, através de iniciativas como essa, que promovem a educação, focadas em economia circular, inovação e empreendedorismo local. Por meio dessa capacitação, da aquisição de conhecimento, esses formandos de hoje poderão trilhar uma nova carreira profissional”, destaca Renata Bley, diretora de Relações Institucionais da Braskem.
Aos 52 anos, depois de atuar na área de vendas, em um salão de beleza da família, e ser proprietária de uma pousada no município de Caldas do Jorro, Luzia Queiroz, atualmente moradora de Camaçari, decidiu apostar em uma nova qualificação. “Com a pandemia, tive que fechar a pousada e decidi me mudar para Camaçari, onde meu marido já morava. Tomei a decisão de entrar na área industrial e esse curso chegou na hora certa. Agora espero atuar na área pela primeira vez, estou animada”, afirma Luzia.
Educação profissional
Os 28 alunos formados no curso de Pintor Industrial, que contou com 180 horas de carga horária, estão qualificados para atuar na área de revestimento industrial com proteção anticorrosiva. Além disso, poderão fazer pinturas em superfícies metálicas, de madeira e alvenaria, com a preparação da superfície.
Já os 24 alunos que receberam o certificado de Montador de Andaimes, curso com 160 horas de aula, estão capacitados para atuar com planejamento, montagem e desmontagem de andaimes, através de projetos específicos, de acordo com as normas e procedimentos técnicos de qualidade, segurança, higiene e saúde. Os formandos dos cursos de Pintor Industrial e Montador de Andaimes ainda tiveram um módulo extra de treinamento de trabalho em altura, conforme a NR 35, fechando assim uma formação completa para exercerem as suas funções.
Os 28 integrantes do curso de caldeireiro de manutenção, com carga horária de 256 horas, poderão atuar na área de manutenção e montagem industrial em empresas de diversos setores. Ler e interpretar desenhos técnicos e plantas industriais; fabricar ou reparar caldeiras, tanques e reservatórios; recortar e modelar barras perfiladas de materiais ferrosos são algumas das habilidades específicas desenvolvidas durante o curso. Esses alunos irão concluir as aulas no início de agosto, quando receberão seus certificados.
“Por meio da educação profissional, formamos e desenvolvemos pessoas para atuarem nas indústrias, gerando possibilidades reais de empregabilidade e mudança de vida, tornando-os mais competitivos para o mercado de trabalho, podendo inclusive empreenderem nas suas áreas de formação como pintor industrial, montador de andaimes e caldeireiro de manutenção”, ressalta Sérgio Martins, gerente do Senai Regional Metropolitana.