O Prêmio Educomunicação Digital chega ao final de sua terceira edição revelando a produção criativa dos estudantes de Camaçari e Dias d’Ávila em vídeos, fotografias e podcasts. O processo envolveu 11 escolas públicas dos dois municípios. Do total de 340 alunos, 105 foram para a segunda etapa, 33 concluíram a fase de mentoria e desenvolvimento dos produtos e 10 foram premiados no último dia 30 de novembro. A iniciativa é das empresas do Polo de Camaçari, por meio do Cofic, em parceria com as secretarias de Educação de Camaçari e Dias d’Ávila, conduzida pela Cipó Comunicação Interativa.
“Esse projeto traz na sua essência um olhar pedagógico, visando estimular o uso consciente e responsável das ferramentas digitais no ambiente escolar. As oficinas, as mentorias, as mostras dentro das próprias escolas, inclusive com a participação de familiares, evidenciam a relevância e a pertinência deste projeto e a sua coerência com o tema central das atividades: aluno, escola e comunidade”, afirmou Erico Oliveira, superintendente de Desenvolvimento de Pessoas e Comunicação do Cofic durante a premiação. Ele parabenizou a todos os estudantes, “não apenas os que se destacaram, mas todos que acreditaram na oportunidade, que tem um ganho que consideramos o maior de todos: o conhecimento e a aprendizagem”.
O resultado também é avaliado pelos educadores. “Celebramos a participação dos nossos adolescentes nesse prêmio incrível, no qual eles tiveram a oportunidade de desenvolver habilidades relativas ao uso das tecnologias nas vidas acadêmica e social. Nesse momento em que eles são expostos ao mundo de muito consumo, do que é publicado nas mídias, eles são colocados no lugar de protagonistas, daqueles que, através das ferramentas digitais, podem se comunicar e fazer seus projetos acadêmicos e de vida”, disse Neurilene Martins, secretária de Educação de Camaçari. Ela ressaltou que, “por trás desses meninos finalistas, existe uma equipe linda de educadores, todos os dias, cuidando, acolhendo, protegendo e incentivando-os a terem sonhos grandes”.
Pelo olhar de quem está na sala de aula, “a importância do prêmio pode ser identificada pela possibilidade que nossos estudantes, nossos protagonistas, têm em mobilizar e em utilizar todo arcabouço relacionado ao mundo digital. Nós sabemos que a cultura digital está presente na sociedade e o nosso grande desafio, enquanto educador, é fazer com que os nossos alunos utilizem essas ferramentas, essas práticas, de maneira significativa, de maneira respeitosa, fazendo com que toda a comunidade possa refletir sobre as temáticas presentes nas suas fotografias, nos podcasts e nos vídeos”, afirmou Diego Brandão, professor da Escola Municipal Anísio Teixeira e também da Escola Municipal Professora Altair da Costa Lima, de Dias d’Ávila
Os produtos digitais criados pelos estudantes exploram sua realidade e trazem uma contribuição para a reflexão sobre o uso das tecnologias na educação. “Esse é um resultado que vem de um processo formativo e edu-comunicativo que nós fizemos com os estudantes das escolas públicas da Região Metropolitana de Salvador. Uma experiência que nos dá a oportunidade de produzir, com essa garotada, peças de comunicação superinteressantes, que mostram e marcam os seus olhares sobre um tema que é tão importante e que sempre nos vale muitas reflexões,”, disse Fernanda Colaço, gestora Institucional da Cipó Comunicação Interativa. Ela destacou que a parceria entre o Cofic, as secretarias de Educação, as escolas públicas e a Cipó mostra que “é possível, em experiências como essa, fortalecer uma educação pública de qualidade, um ensino de qualidade”.
FINALISTAS do Prêmio Educomunicação Digital/ 2023:
Categoria Vídeo
- Vitor Nascimento Ribeiro - Escola Municipal Amélia Rodrigues - Camaçari
- Yago Gabriel de Jesus Nogueira - Escola Municipal Anísio Teixeira - Dias d’Ávila
- Lázaro da Silva Pinho - Escola Municipal Professor Luis Rogério de Souza - Camaçari
- Maria Eduarda Queiroz dos Santos de Oliveira - Centro Educacional Padre Camilo Torrend - Dias d’Ávila
Categoria Fotografia
- Renata Andrade Tavares - Colégio Municipal Professora Lídia Coelho Pinto - Camaçari
- Flaviane Barbosa dos Santos - Centro Educacional Padre Camilo Torrend - Dias d’Ávila
- Paula Cristina Santos Nonato - Escola Municipal Professora Altair da Costa Lima - Dias d’Ávila
Categoria Podcast
- Átila Natividade dos Santos - Escola Municipal Ilay Garcia Ellery - Camaçari
- Glenda Machado Siqueira - Escola Municipal Professor Luis Rogério de Souza - Camaçari
- Sara Silva Souza - Escola Municipal Professora Altair da Costa Lima - Dias d’Ávila