A Birla Carbon acaba de receber a classificação Platina da EcoVadis, a reconhecida agência internacional independente de classificação de sustentabilidade empresarial. Esse reconhecimento confirma a posição da companhia como líder da indústria em práticas empresariais sustentáveis. A unidade de produção de negro de fumo no Polo Industrial de Camaçari vem contribuindo positivamente para os resultados alcançados pela companhia, adotando modernas tecnologias, como a implantação do sistema de geração de energia solar e de rígidos controles de medição de emissões atmosféricas.
"Sermos reconhecidos pela quinta vez nesta premiação representa a validação do posicionamento da Birla Carbon como empresa líder em práticas sustentáveis na indústria. A empresa já vem há dois anos mantendo sua estratégia de negócio com foco em sustentabilidade e no conceito de circularidade, impulsionado pelo lançamento da linha de materiais carbonáceos sustentáveis – continua. A planta de Camaçari vem contribuindo para esse conceito, por meio do desenvolvimento e teste de novos produtos, que geram valor agregado a outras indústrias e, consequentemente, para a sociedade como um todo”, afirma Ricardo Bandeira, gerente geral da fábrica do Polo de Camaçari.
Comentando sobre essa importante conquista, John Loudermilk, diretor executivo da Birla Carbon, disse que "a sustentabilidade é central para quem somos e como operamos o nosso negócio. Isso é um reflexo do nosso foco na sustentabilidade e na circularidade, especialmente com o lançamento de Continua™ SCM, as nossas aspirações a Zero Emissões de Carbono (Net Zero) e o Empréstimo Vinculado à Sustentabilidade, entre outras iniciativas de sustentabilidade". Ele reconhece também a contribuição dos empregados: “uma classificação de Platina é um feito notável, mas não seria possível sem os esforços consistentes e empenhados de todos os nossos empregados”.
Sobre a Birla Carbon
A fábrica da Birla Carbon no Polo de Camaçari completa 15 anos de operação este ano de 2022 e conta com 50 colaboradores diretos e cerca de 35 profissionais prestadores de serviços. Em 2021, foi certificada com a norma internacional ISO 45001, de gestão de segurança e saúde ocupacional. Em 2020 recebeu o prêmio Ouro pelo desempenho de segurança pelo terceiro ano consecutivo da Associação Internacional de Negro de Fumo. Tem capacidade de produção anual de 55 mil toneladas de negro de fumo, matéria-prima utilizada no segmento de pneus, artefatos de borracha, tintas, plásticos e revestimentos.