Utilizamos cookies para otimizar e facilitar a sua experiência de navegação neste “site”. Ao ter acesso aos conteúdos do nosso Portal, você está concordando com a nossa política de cookies e privacidade. Leia Mais.

Projeto de Vida e Educomunicação Digital mobiliza estudantes de Camaçari e Dias d’Ávila

O Projeto de Vida e Educomunicação Digital 2024 começou com ampla participação e comprometimento dos estudantes de Dias d’Ávila e de Camaçari nas primeiras oficinas que aconteceram nos dias 7 e 13 de junho. Promovido pelo Cofic, em parceria com as secretarias de Educação dos dois municípios, o projeto tem como objetivo contribuir para o fortalecimento das identidades juvenis com seus direitos e deveres, o reconhecimento de habilidades e competências para suas conquistas pessoais e profissionais, além de um maior conhecimento dos adolescentes sobre a importância do mundo do trabalho e do ambiente digital. A coordenação é da Cipó Comunicação Interativa, que vai realizar oficinas formativas com os estudantes até o mês de novembro.

“O início foi de integração e muita participação dos estudantes”, afirma Fernanda Colaço, gestora Institucional e coordenadora de Projetos da Cipó, informando que “em Dias d’Åvila, estamos trabalhando com uma turma de 30 estudantes do 9º ano da Escola Anfrísia Santiago. Eles estão completando o Fundamental II, prestes a ingressar no Ensino Médio. É oportuna a oficina para que eles comecem a refletir sobre suas habilidades, suas competências e tudo que esse projeto promete. Já em Camaçari, a Secretaria de Educação propôs que não se trabalhasse especificamente com uma escola, mas que fossem contempladas 28 escolas, sendo dois estudantes de cada uma. Esses estudantes já passam por um processo formativo de liderança juvenil e estão mais maduros com relação às discussões que começamos a levantar com o Projeto de Vida”.

As oficinas formativas continuam no mês de julho e vão culminar com a Mostra de Comunicação em novembro nas escolas, quando serão apresentadas as peças criadas pelos estudantes. Até lá, entre os meses de julho a outubro, os jovens também vão participar da Roda de Saberes em interação com as empresas do Polo de Camaçari. Essa interação vai acontecer através de dois programas do Cofic: o Construindo o Futuro, com palestras de profissionais do Polo nas escolas para falar sobre as carreiras técnicas e oportunidade de trabalho no complexo industrial, e o Ver de Dentro, com visitas presenciais guiadas para conhecer as empresas e seus processos industriais.

Paralelamente à programação com os estudantes, a Cipó também promove reuniões virtuais de alinhamento pedagógico com a gestão e a coordenação das escolas parceiras para acompanhamento do projeto. Um desses encontros vai abordar o “Uso responsável de celulares na escola e na sala de aula”, no mês de agosto, dedicado aos estudantes. “Este evento vai ser uma construção coletiva junto com as secretarias de Educação de Dias d'Ávila e de Camaçari. A priori, será uma Roda de Conversa Virtual para gestores e professores. A Cipó pretende convidar especialistas na área para promover uma ampla discussão sobre o tema”, explica Fernanda Colaço.

Ao final, a expectativa dos organizadores com o Projeto de Vida e Educomunicação Digital 2024 é contribuir para que os estudantes reflitam sobre suas próprias realidades, sobre o futuro, e também contribuam para a reflexão dos colegas através das peças que serão apresentadas na Mostra de Comunicação em forma de cartazes, jornais-murais, fanzines, histórias em quadrinhos, áudio/podcast, video e fotografia. Considerando as oficinas iniciais neste mês de junho, o projeto promete surpreender.

PROGRAMAS COFIC
Rodovia BA 512, KM 1,5 - Polo Industrial de Camaçari - Camaçari - BA - CEP: 42816-440