Utilizamos cookies para otimizar e facilitar a sua experiência de navegação neste “site”. Ao ter acesso aos conteúdos do nosso Portal, você está concordando com a nossa política de cookies e privacidade. Leia Mais.

Oxiteno fecha o ano de 2021 com o melhor resultado de toda a sua história

A Oxiteno divulgou os seus números em 2021, considerando que alcançou a melhor performance da sua história, com crescimento em relação ao ano anterior de 41% no Ebitda, 36% na receita líquida (R$ 7.103 milhões) e 3% no volume total de vendas (779 mil toneladas). Estes resultados estão no Relatório de Sustentabilidade que a empresa acaba de lançar e onde estão também os avanços em ESG - Environment, Social & Governance (Ambiental, Social e Governança). Um dos destaques do ano passado foi a primeira Jornada da Sustentabilidade, realizada na unidade do Polo de Camaçari e que deverá ser adotada nas demais unidades do país.

“Em 2021, ano que exigiu de todos flexibilidade e resiliência, continuamos ressignificando o nosso negócio, mantendo a sustentabilidade e inovação no centro da estratégia. Como fruto deste trabalho, alcançamos resultados recordes e uma melhoria substancial no retorno de capital”, afirma João Parolin, presidente da Oxiteno.

Na unidade da Oxiteno no Polo de Camaçari, a realização da primeira Jornada da Sustentabilidade envolveu todos os colaboradores (próprios e terceiros) em temas ambientais, sociais e de governança. “O projeto foi desenhado conforme o andamento das atividades e voltado à cultura e às necessidades específicas da fábrica, com duração de nove meses”, informa o gerente da unidade, Victor Falcão de Souza. Ele explica que “o projeto também ajudou na captação de ideias para projetos e iniciativas conectadas com as metas do plano de sustentabilidade e abordou exemplos práticos para incentivar a execução de ações dentro da empresa e na vida pessoal de cada colaborador. Está prevista a extensão nas demais unidades da Oxiteno”.

No Relatório de Sustentabilidade 2021, a Oxiteno informa também as ações necessárias para a sua descarbonização no curto, médio e longo prazo, a adesão ao Programa Ambição Net Zero da ONU e a posição alcançada com 78 pontos no EcoVadis, se mantendo na categoria Platinum, ocupada por apenas 1% das empresas avaliadas. Todos esses resultados seguem o Plano Estratégico de Sustentabilidade 2030 da companhia, que está conectado com os Objetivos do Desenvolvimento Sustentável da ONU.

Vale registar que, em 2021 a Ultrapar Participações S.A. anunciou a assinatura do contrato para a venda de sua participação na Oxiteno. Este ano de 2022, a aquisição foi aprovada pelo Conselho Administrativo de Defesa Econômica (Cade) e, a partir do mês de abril, a empresa passou a fazer parte da Indorama Ventures. “Este é um novo e importante capítulo da história da Oxiteno e temos certeza de que essa integração ampliará ainda mais nosso potencial de inovação com foco na sustentabilidade”, finaliza João Parolin, ressaltando que a oferta de produtos da Oxiteno permanece a mesma e é aprimorada por estar vinculada a uma empresa complementar com forte presença global, um portfólio de produtos integrado e inovador e profundo conhecimento em toda a cadeia de valor petroquímica.

O Relatório de Sustentabilidade da Oxiteno 2021 pode ser consultado na íntegra aqui.

PROGRAMAS COFIC
Rodovia BA 512, KM 1,5 - Polo Industrial de Camaçari - Camaçari - BA - CEP: 42816-440