A Unipar anuncia a construção de uma nova planta no Polo Industrial de Camaçari. Com investimento da ordem de R$ 140 milhões, a fábrica terá capacidade instalada de cerca de 10 mil toneladas/ano de cloro, com o foco em atender à demanda crescente no Nordeste do país por ácido clorídrico, hipoclorito de sódio e soda cáustica. A nova fábrica foi projetada com uma das mais seguras, modernas e ecoeficientes tecnologias de produção de cloro, o que permitirá a otimização do consumo de energia e dos demais recursos. A previsão é de que as obras tenham início no segundo semestre deste ano e sejam finalizadas em até 24 meses.
“Por meio deste investimento, a Unipar dará mais um importante passo na sua estratégia de crescimento sustentável. Seguimos buscando oportunidades de crescimento em três vertentes: expansão no negócio core (cloro e derivados, soda cáustica e PVC) no Brasil e outras regiões, ampliação em negócios adjacentes ao “core” e entrada em novos negócios na química básica e petroquímica, historicamente no DNA da Unipar”, afirma Mauricio Russomanno, CEO da Unipar.
Segundo ele, “o investimento é o primeiro projeto greenfield da estratégia de expansão geográfica da Unipar, cujo objetivo é crescer de forma sustentável através de novas unidades produtivas em regiões onde há expectativa de maior avanço do saneamento básico nos próximos anos”. A nova fábrica no Polo de Camaçari visa justamente atender à demanda decorrente do Marco do Saneamento do Nordeste, sancionado em 2020, cuja meta é universalizar os serviços de saneamento básico até 2033 e melhorar os índices atuais de que aproximadamente 35 milhões de brasileiros não têm acesso à água tratada e 100 milhões são desabastecidos pelo serviço de coleta de esgoto.
Após a conclusão da implantação do projeto no Polo de Camaçari, a Unipar passará a contar com quatro unidades produtivas: uma na Argentina e três no Brasil, sendo duas em São Paulo e a nova planta na Bahia. Além disso, em parceria com a AES Brasil, a Unipar está em fase avançada de construção do Campo Eólico de Tucano, na Bahia, com previsão de entrar em operação em 2023 e gerar cerca de mil novos postos de trabalho.
Sobre a Unipar
A Unipar é líder na produção de cloro e soda na América do Sul e está entre as maiores na produção de PVC. Esses insumos são fundamentais para diversos segmentos, como a indústria têxtil, de papel e celulose, alumínio, brinquedos, sapatos, alimentos, bebidas, remédios, materiais hospitalares e a construção civil. Além disso, tem papel essencial no tratamento da água consumida por milhões de pessoas. Ao longo de seus 50 anos de história, a Unipar informa que se conecta e se integra à comunidade por meio de projetos e ações relacionados à sustentabilidade, que geram desenvolvimento humano no entorno de suas unidades.