Utilizamos cookies para otimizar e facilitar a sua experiência de navegação neste “site”. Ao ter acesso aos conteúdos do nosso Portal, você está concordando com a nossa política de cookies e privacidade. Leia Mais.

Empresas do Polo de Camaçari avançam em ações de Responsabilidade Socioambiental

As empresas do Polo Industrial de Camaçari avançam em ações de sustentabilidade, com ênfase em responsabilidade socioambiental, principalmente com o envolvimento das comunidades vizinhas. No último Fórum de Sustentabilidade, promovido virtualmente pelo Cofic, em junho, foram apresentadas algumas experiências que fazem a diferença na vida das pessoas, como os projetos Emprega Mais, da Braskem, o de Engajamento e Incentivo Fiscal, da Basf, o Triângulo de Sustentabilidade, da Bridgestone, e o Gente que Transforma, da JR Achievement. Isso sem contar as ações impactantes dos programas do Cofic, com a participação do Conselho Comunitário Consultivo? e do Nudec - Núcleo de Defesa Comunitária. ?

“Ao compartilhar e divulgar as ações realizadas no Polo de Camaçari queremos incentivar a troca de experiências e fortalecer a manutenção da imagem positiva do Polo junto à sociedade, através de investimentos e iniciativas que beneficiem prioritariamente as comunidades vizinhas de Camaçari e Dias d'Ávila", afirmou Erico Oliveira, superintendente de Desenvolvimento e Comunicação do Cofic. Entre as ações apresentadas por ele, com envolvimento de mais de 80 empresas associadas, destaque para o Programa de Incentivo à Educação - PIE, Construindo o Futuro, Visitas do Ver de Dentro, Polo de Cidadania, Prêmio de Educomunicação Digital ?e a Campanha de Proteção do Anel Florestal.

Proteger a reserva de biodiversidade, que separa o complexo da área urbana, foi o foco da mensagem de Mauro Pereira, superintendente geral do Cofic, no evento, que reuniu 130 participantes de diversas empresas e instituições. “Precisamos defender o Anel Florestal de invasões que, infelizmente, estão bem próximas das empresas”, alertou Mauro, informando que “é urgente e se faz necessário o engajamento de todos para preservar essa área verde na região”.

Os desafios da responsabilidade socioambiental no setor empresarial são imensos, segundo a palestrante do Fórum de Sustentabilidade do Cofic, Mariana Spignardi, coordenadora do Comitê de Comunicação e Engajamento em ESG da Aberje. “Quando a gente fala de meio ambiente, a gente fala de pessoas. O planeta não vai acabar, mas nós, as pessoas, não conseguiremos viver no planeta se não atuarmos, desde já, para garantir a sustentabilidade”, disse, enfatizando que as empresas têm que fazer a sua parte para buscar o equilíbrio, sugerindo seguir os 17 Objetivos do Desenvolvimento Sustentável proposto pelas Nações Unidas.

Desafios das empresas

Projetos que impactam as comunidades são um caminho para a sustentabilidade, como o Emprega Mais, da Braskem. “A iniciativa do Ministério do Trabalho e Renda, realizada pelo Senai com apoio da Braskem, em Camaçari, tem o objetivo de capacitar pessoas desempregadas ou requalificar para o mercado de trabalho”, informou Ruth Oliveira, analista de Relações Institucionais da Braskem. Ela conta que na primeira edição, em 2021, dos 316 inscritos, 84 foram matriculados e 54 chegaram ao final do curso (27 homens e 27 mulheres). Desse total, resultaram 13 contratações, sendo sete mulheres. Este ano de 2022, foram 702 inscritos para 90 vagas.

A estratégia de Engajamento Social e Incentivo Fiscal, da Basf, tem um foco mais amplo. “Selecionamos projetos, por meio de edital, e direcionamos investimentos para educação, empregabilidade, educação ambiental, proteção de recursos naturais e biodiversidade”, afirmou Ivania Palmeira, com 20 anos de Basf e 10 atuando na área de Sustentabilidade. Ela disse que entre 2019 a 2021, a Basf selecionou 13 projetos culturais, esportivos e sociais para implantação na Bahia, sendo que sete desses estão sendo implantados neste ano de 2022.

O Triângulo de Sustentabilidade, da Bridgestone, por sua vez, tem como base três pilares: econômico, social e ambiental. “A micro usina solar, implantada no início de março de 2021, reduziu 5.268,6 kWh até março de 2022, reduzindo 2,79 toneladas de emissões de dióxido de carbono (CO2)”, ressaltou Camila Caldas, engenheira ambiental da Bridgestone na Bahia. Ela também apresentou os resultados do projeto ETA Pluvial, iniciado em junho de 2021, “que coletou 2.478 m2 de água de chuva, o equivalente ao abastecimento de mais de 187 casas com 4 pessoas cada”. Além disso, Camila ressaltou as ações do Centro de Aprendizagem da Bridgestone em Camaçari, em parceria com o Senai, que oferece cursos gratuitos para a comunidade local, como Operador de Máquinas para Transformação de Borracha, com 40 alunos formados recentemente.

Vale registrar que o Fórum de Sustentabilidade do Cofic foi realizado sob a coordenação da sua Comissão de Comunicação e Responsabilidade Social, com apoio da Basf, Aberje, Braskem, Bahiagás, Paranapanema e Bracell. A mediação do evento foi conduzida por Bruno Badari, assessor de Comunicação e Sustentabilidade da Paranapanema.

PROGRAMAS COFIC
Rodovia BA 512, KM 1,5 - Polo Industrial de Camaçari - Camaçari - BA - CEP: 42816-440