Utilizamos cookies para otimizar e facilitar a sua experiência de navegação neste “site”. Ao ter acesso aos conteúdos do nosso Portal, você está concordando com a nossa política de cookies e privacidade. Leia Mais.

Empresas do Polo apoiam projeto para a geração de renda na comunidade

Com o apoio do Cofic e das empresas Braskem, Basf, Bayer e Oxiteno, será realizado, neste segundo semestre de 2022, o projeto Miniempresa na Comunidade, cujo objetivo é contribuir com o desenvolvimento de atividades empreendedoras, com ênfase na geração de renda para comunidades em situação de vulnerabilidade social. Nesta primeira edição, a comunidade escolhida fica no Bairro Cristo Rei, em Dias d’Ávila, representada por um grupo de 50 artesãs que integram a Associação de Rendeiras do Rendavan.

O projeto Miniempresa na Comunidade é uma iniciativa do Cofic, por meio da a Comissão de Comunicação, e será executado pela Junior Archievement, uma das maiores organizações sociais incentivadoras de jovens do mundo. O objetivo é oferecer uma experiência prática na criação e gestão de uma empresa em que jovens e adultos aprendam conceitos da livre iniciativa, mercado, comercialização e produção.

Como explica Rafael Almeida, coordenador da Comissão de Comunicação e Responsabilidade Social do Cofic e responsável pela Comunicação Corporativa da Basf, o projeto, por meio de experiências práticas, possibilitará “uma verdadeira transformação na vida das pessoas envolvidas”. Segundo ele, o projeto foi modelado para permitir a replicação, através de novas turmas, em outras comunidades do entorno. “Nossa ideia é disponibilizar essa experiência para que outras empresas associadas possam aplicar o modelo e impactarmos ainda mais pessoas”, ressalta.

Mulheres rendeiras

O principal produto confeccionado pelas mulheres que integram a Associação de Rendavan é a renda de birro, um patrimônio cultural e histórico transmitido de geração em geração. De acordo com Tainã Neves, gerente executiva da JA Bahia, a iniciativa busca proporcionar benefícios futuros para a comunidade. “São diversos os benefícios, entre eles, a conscientização da importância da cultura local, além do desenvolvimento de uma renda independente uma vez que, através do projeto, eles aprenderão a formar essa renda na teoria e na prática criando uma empresa do zero, podendo alavancar com propriedade e conhecimento seu empreendimento na região”, explica.

Sobre a JA

Fundada em 1919, a Junior Achievement estimula o desenvolvimento de estudantes para o mercado de trabalho através do método “aprender-fazendo”. A cada ano, a rede da JA Worldwide, indicada ao Prêmio Nobel Da Paz de 2022, mobiliza cerca de 470 mil voluntários que capacitam mais de 10 milhões de alunos em mais de 100 países. Há 36 anos no Brasil, a JA leva conteúdo para todos os estados e já capacitou mais de 5 milhões de alunos com o apoio de mais de 150 mil voluntários.

Na Bahia, há 17 anos, são 83.204 jovens beneficiados, 4.504 voluntários, 470 escolas parceiras e mais de 30 empresas parceiras. A JA Bahia atua no estado com atendendo alunos do ensino fundamental e médio, com programas que abordam conteúdos de educação financeira, empreendedorismo e preparação para o jovem no mercado de trabalho. Para conhecer sobre os programas e como fazer parte acesse o site: jabrasil.org.br/ba e redes sociais: @jabahia.

PROGRAMAS COFIC
Rodovia BA 512, KM 1,5 - Polo Industrial de Camaçari - Camaçari - BA - CEP: 42816-440