O Prêmio de Educomunicação Digital 2022 está provocando os estudantes das escolas de Camaçari e Dias d’Åvila a refletir sobre sua realidade. Os 84 alunos selecionados de 10 escolas municipais participam de oficinas e mentorias para criar peças de comunicação (podcast, vídeo e fotografia com celular), a partir do tema definido para este segundo ano da premiação: Alunos, Escola e Comunidade. A iniciativa é do Cofic, em parceria com as secretarias de Educação dos dois municípios, conduzida pela Cipó Comunicação Interativa.
Neste mês de setembro e início de outubro acontecem as mentorias do processo criativo. Depois, nos dias 19, 20 e 21 de outubro, os estudantes apresentam a primeira versão de suas criações durante a Mostra Qualificatória para professores das oficinas e facilitadores, bem como para a comissão de avaliação. Na semana seguinte, dias 26 e 28, haverá um encontro final da mentoria para ajudar os estudantes na reflexão e finalização de suas peças.
As inscrições das peças concorrentes ao prêmio começam no dia 31 de outubro e vão até o dia 4 de novembro, seguidas da análise dos avaliadores. O resultado será divulgado em evento de premiação no dia 7 de dezembro.
“A mobilização é um dos pontos fortes do projeto, devido ao longo período em que os estudantes ficam comprometidos com o processo e as suas várias fases”, afirma Nilton Lopes, coordenador da Cipó Comunicação Interativa. Ele destaca que “mais do que uma premiação, o Prêmio de Educomunicação Digital é um fomento para processos educativos lúdicos, que integra a escola e promove a participação efetiva dos estudantes, utilizando os meios digitais para ampliar seu processo formativo. A premiação contribui tanto para o processo formativo individual dos estudantes, mas principalmente para o processo de mobilização da própria comunidade escolar, gerando melhoria da qualidade da educação pública de Camaçari e Dias d'Ávila”.
Os participantes do Prêmio de Educomunicação Digital deste ano são estudantes do 5o ao 9o ano. Do total de 430 inscritos de 17 escolas, foram selecionados e estão participando da premiação 84 alunos de 10 escolas, sendo cinco de Camaçari (Maria Quitéria, Marques de Abrantes, Edgard Santos, Ilay Garcia e Luis Rogério) e cinco de Dias d’Ávila (Normélio Moura, Pe Torrend, Laura Folly, Altair da Costa e Anfrisia Santiago).
Comissão de Avaliação
A Comissão de Avaliação da premiação este ano é formada pelos educadores:
Sandra Loureiro - graduada em Licenciatura em Desenho e Plástica pela UFBA e em Design Gráfico pela Universidade Cidade de São Paulo. Especialista em Gestão Educacional e em Artes Visuais. Mestre pelo Programa em Educação e Contemporaneidade da UNEB.
Jeane Moura – pedagoga com especialização em Gestão Educacional Integrada. Gerente de Gestão Escolar da Secretaria de Educação de Dias d’Ávila e integrante do Conselho Comunitário Consultivo do Cofic.
Monica Santana – representante da Cipó Comunicação Interativa. Doutoranda e Mestre em Artes Cênicas pelo Programa de Pós-Graduação em Artes Cênicas da UFBA, especialista em Jornalismo e Direitos Humanos pela UniJorge e Bacharel em Comunicação Social (Jornalismo) pela UFBA.
Débora Freire - educomunicadora, designer e professora de audiovisual, design e fotografia. Mestranda em Educação de Jovens e Adultos /UNEB - Pesquisa sobre abordagem Design Thinking e Tecnologias na Educação. Licenciada em Letras e Bacharel em Design.
Iranildes Barreto dos Santos - licenciada em Pedagogia, pós-graduada em Educação Infantil (UFBA), pós-graduada em Educação, Pobreza e Desigualdade Social (UFBA), mestranda em Gestão e Tecnologias aplicadas à Educação (UNEB) e articuladora do Comitê Territorial Baiano de Educação Integral e Integrada (CTBEII)