O Cofic anuncia a realização, no dia 23 de novembro, do Simulado na Comunidade 2022. Este é o nono ano deste exercício coletivo do Plano de Emergência da Comunidade - PEC, que tem como objetivo preparar os moradores das comunidades vizinhas ao Polo de Camaçari para agir em uma eventual situação de emergência. O simulado será realizado de forma online por meio da plataforma Zoom e vai envolver simultaneamente dois bairros: Entrocamento, em Dias d'Ávila, e Gleba A, em Camaçari.
A preparação para o treinamento começa meses antes de sua realização, com a participação e organização do Grupo de Trabalho formado pelos representantes da Defesa Civil dos dois municípios e de 10 voluntários do Núcleo de Defesa Comunitária (Nudec). No mês de outubro, os treinamentos vão envolver não só os integrantes do Grupo de Trabalho, mas também os parceiros externos, como a Polícia Militar e secretarias municipais, como as de Educação, Saúde e Assistência Social.
“Nosso objetivo é garantir que o pessoal conheça todas as ações propostas no Plano de Emergência da Comunidade - PEC, especialmente as de comunicação, e saiba como proceder em caso de emergência”, afirma Paulo Ribeiro, especialista em Segurança e consultor do Cofic para o PEC.
Segundo Ribeiro, o foco do Simulado na Comunidade este ano será treinar a comunicação. “Comunicar bem, claramente e, principalmente, seguir o passo a passo de acordo com o plano estabelecido pelo PEC é a chave para o sucesso em uma resposta à emergência”, diz, ressaltando ainda “a importância de se construir e manter um bom entrosamento entre as lideranças chaves do processo junto à comunidade”.
Para conhecer e saber mais sobre o Plano de Emergência da Comunidade - PEC, o Cofic disponibiliza um site com respostas a dúvidas e vídeos de esclarecimento. Acesse: www.coficpolo.com.br/pec/