A Acelen acaba de anunciar o lançamento e início da venda de butano para o mercado brasileiro. Este é o terceiro novo produto incluído no portfólio em menos de um ano da nova gestão na Refinaria de Mataripe, na Bahia. A meta da companhia é atender 10% do mercado nacional, que vem sendo abastecido com a importação de 100% do produto da Argentina e Bolívia. O butano desenvolvido na refinaria baiana, segundo a Acelen, possui alto nível de pureza e é utilizado, através da combinação de um blend com outros gases, em cosméticos, como espumas de barbear, e em alimentos, como chantilly. O produto tem aplicação também em borrachas, isqueiros, lamparinas, aditivos de combustíveis, querosene de aviação para locais de baixa temperatura, entre outros fins.
“Antes de começarmos a produzir e comercializar o produto, 100% do butano utilizado nas indústrias do Brasil era importado da Argentina e Bolívia. Nossa expectativa é substituir 10% deste mercado por produto brasileiro. A Acelen tem plena condição de competir com um produto de qualidade, maior regularidade no abastecimento e acessível para o mercado brasileiro”, afirma Cristiano da Costa, vice-presidente de Comercial e Trading da companhia.
Além do butano, a empresa incorporou ao portfólio, em fevereiro e abril deste ano, respectivamente, o solvente e o propano especial, este último inédito na história de mais de 70 anos da refinaria e com estimativa de alcançar 30% do market share nacional nos próximos anos.
De acordo com Cristiano da Costa, a maior variedade, quantidade e qualidade dos produtos é resultado do programa de modernização em curso na refinaria, a partir de R$ 1,1 bilhão em investimentos, conferindo maior confiabilidade, eficiência e segurança nos processos. O lançamento de novos produtos tem colocado a empresa em um patamar cada vez mais competitivo no mercado nacional e internacional, fortalecendo toda a cadeia do setor.
“Estamos investindo para aumentar a capacidade produtiva da refinaria, diversificando nossa cesta de produtos, com alto valor agregado e diferencial competitivo. Nosso plano de expansão tem sido essencial para firmar a Acelen como importante player do setor de refino e energia do país”, informa o executivo.
NOTAS
Seminário de Sustentabilidade e Gestão Ambiental
O Comitê de Fomento Industrial de Camaçari (Cofic) e o Instituto do Meio Ambiente e Recursos Hídricos (Inema) realizam, nos dias 9 e 10 de novembro, o II Seminário de Sustentabilidade e Gestão Ambiental. Na pauta, o debate e a troca de experiências sobre as inovações tecnológicas e sustentáveis nas áreas de recursos hídricos, solo, gestão, energia e descarbonização. O evento acontece no auditório da Federação das Indústrias da Bahia e também será transmitido online. Participam da abertura, no dia 9, às 8h, o presidente do Cofic, Carlos Alfano Neto, diretor Industrial da Braskem na Bahia, e a Secretária de Meio Ambiente do Estado da Bahia, Márcia Telles. O seminário é coordenado pelo Grupo de Trabalho formado pela Basf, Braskem, Cetrel, Cofic, Corteva, Unigel e Inema. Saiba mais