Utilizamos cookies para otimizar e facilitar a sua experiência de navegação neste “site”. Ao ter acesso aos conteúdos do nosso Portal, você está concordando com a nossa política de cookies e privacidade. Leia Mais.

SEGURANÇA INDUSTRIAL, SAÚDE E MEIO AMBIENTE (SSMA)

Plano de Auxílio Mútuo (PAM)
Através deste programa, pioneiro no País, uma empresa pode recorrer ao apoio das demais em situações de emergência. Isto envolve recursos humanos e equipamentos, a exemplo de profissionais da área médica e de segurança, brigadistas, ambulâncias e viaturas de combate a incêndio. 

Plano de Contingência do Polo (PCP)
Estabelece normas e procedimentos coletivos de segurança para a evasão de pessoas do interior das fábricas, em situações de emergência. Para atender ao PCP, as empresas realizam treinamentos periódicos em seus "sites" e participam, pelo menos uma vez por ano, de um exercício simulado conjunto que envolve cerca de 17.000 pessoas no Complexo Industrial. 

Plano de Emergência para a Comunidade (PEC)
Define normas e procedimentos para controle de situações de emergência nas comunidade vizinhas ao Complexo de Camaçari. Anualmente são realizados exercícios simulados na comunidade, envolvendo as empresas do Polo, Defesa Civil dos municípios vizinhos e integrantes do Nudec - Núcleo de Defesa Comunitária, dentre outros parceiros.

Link PEC

APPOLO II (Análise Preliminar de Perigo)
Programa preventivo através do qual são avaliados, periodicamente, todos os cenários de risco no Complexo Industrial, visando reunir subsídios para os programas de gerenciamento de riscos das empresas. É considerado um dos maiores estudos de riscos do mundo, para um conjunto de empresas que operam, na sua maioria, de forma integrada.

Prêmio Polo de Segurança, Saúde e Meio Ambiente
Programa de auditoria criado pelo Cofic em 2003, que envolve todas as empresas associadas. O objetivo é avaliar a performance de cada uma delas nas áreas de Segurança, Saúde e Meio Ambiente, estimulando a prevenção de acidentes inclusive entre as empresas contratadas.

Programa de Atendimento Médico de Emergência (PAME)
O PAME é uma unidade médica de emergência, que funciona em regime de 24 horas, com profissionais especializados (médicos e enfermeiros) e modernos equipamentos, entre os quais ambulâncias e UTI móvel. Está dimensionado para atender as empresas do Polo associadas ao Cofic e suas contratadas. É administrado em parceria com o Hospital São Rafael, com o qual o Cofic mantém convênio para atendimento hospitalar em Salvador, nas situações mais críticas. O Cofic também mantém convênio com clínicas credenciadas de Camaçari e Dias D´Ávila, com esse mesmo objetivo.



Voltar
PROGRAMAS COFIC
Rodovia BA 512, KM 1,5 - Polo Industrial de Camaçari - Camaçari - BA - CEP: 42816-440