INFORMAÇÃO E DIÁLOGO COM A COMUNIDADE

Conselho Comunitário Consultivo Canal permanente de diálogo entre as empresas do Polo e as comunidades vizinhas de Camaçari e Dias D´Ávila, para discussão de assuntos de interesse mútuo prioritariamente nas áreas de saúde, segurança, meio ambiente e responsabilidade social.

Formado por 24 representantes de vários segmentos comunitários, incluindo participação do INEMA e Defesa Civil dos dois municípios.  Suas reuniões ordinárias são bimestrais (nas empresas e no Cofic) e extraordinárias, sempre que há necessidade. Assuntos que se destacam nas abordagens: monitoramento do ar; monitoramento de mananciais hídricos; emanações/odor na comunidade; acidentes nas empresas; exercícios simulados; auditorias de SSMA (Prêmio Polo); aprimoramento de programas de SSMA nas empresas; desativação de plantas industriais; instalação de novas empresas; Licença de Operação do Polo; infraestrutura, programas/ações de responsabilidade social, dentre outros.

Entre os pontos favoráveis ao funcionamento do Conselho Comunitário no Polo,  destacam-se:  consolidação de uma cultura de diálogo empresa/comunidade no Complexo Industrial; apoio à criação/implantação do Núcleo de Defesa Comunitária - Nudec  e do Plano de Emergência da Comunidade – PEC; participação nas discussões dos condicionantes da Licença de Operação do Polo, por recomendação do INEMA; participação nos simulados e eventos socioambientais do Polo/Cofic.

O CCC tem sido referência para a implantação de outros conselhos no País.

  • Núcleo de Defesa Comunitária – Nudec  Formado por 60 voluntários residentes em bairros de Camaçari e Dias D´Ávila, próximos ao Polo. Tem por objetivo dar suporte ao PEC – Plano de Emergência na Comunidade, desenvolvendo também ações de conscientização socioambiental na comunidade. Participa ativamente da preparação e realização dos simulados do PEC comunidade, assim como dos eventos socioambientais realizados pelas empresas do Polo, através do Cofic.

 

  • Programa de Visitas ao Polo (Ver de Dentro) -  Envolve prioritariamente estudantes de escolas públicas de Camaçari e Dias D´Ávila, além de representantes das comunidades vizinhas ao Complexo Industrial. Tem por objetivo ampliar o nível de informação dos visitantes sobre as empresas do Polo, com ênfase nos programas de SSMA e responsabilidade social. São mais de 20 visitas por ano, incluindo empresas e Memorial do Polo, em Camaçari.
Voltar
COFIC DIGITAL - EMPRESAS PATROCINADORAS
PROGRAMAS COFIC
Rod. BA 512, Km 1,5 - Fazenda Olhos D'Água - Camaçari-BA. - Cep. 42810-440